Leandro Matos
Autor Exclusivo
AUTOR EXCLUSIVO
- Leandro Matos
ESTILO MUSICAL
- Samba
REDES DO ARTISTA
RELEASE
Leandro Luiz de Matos, filho do casal Cearense Francisca Dina da Conceição e Luiz Alves de Matos, é sambista, cantor, músico, compositor, arranjador e produtor musical. Nascido em Santo André no dia 19 de fevereiro de 1985, estudou música clássica na FASCS (Fundação das Artes de São Caetano do Sul) e Violão Popular na ULM (Universidade Livre de Música “TOM JOBIM”) seu trabalho está ligado a música brasileira de matriz africana, da música de subúrbio e da música instrumental.
Músico, compositor, arranjador e produtor musical. Nascido em São Paulo, formado em música pela FASCS, seu trabalho está ligado as raízes da música de subúrbio e a música instrumental, discípulo do Maestro José Menezes com quem gravou três Álbuns (Choro, Big Band e Camerata) com a obra do mesmo. Fez parte do Berço do Samba de São Mateus como compositor, instrumentista e interprete, hoje se dedica a produção musical e explora novas texturas de composição com características bem particulares.
Leandro vem da surpreendente formação artística e profissional do Leandro Matos, discípulo do genial Zé Menezes, um dos maiores executantes de instrumentos de cordas dedilhadas neste País. Tê-lo como mestre não é pra qualquer um! Então, o Leandro, discípulo aplicado, não é um qualquer.
O resultado está aqui: um magnífico disco de samba que passa pelo ijexá “de caboclo”, pelo hip-hop, com direito a um pulinho na África do Sul, ao ritmo “jongo-jazz”, evocando Mandela e Hugo Mazekela (cujo trompete duela com a voz do Madiba, em riffs poderosos, com gosto de “amandlah”). Trata-se, pois, de um disco de arranjos irrepreensíveis, cruzando o repique dos tantãs com as cordas e metais…
E sempre com leveza. Leveza sincopada em “Com seus Balangandãs”; e mesmo na denúncia corajosa de “Arautos da Tirania”; sem jamais deixar de ser samba. Porque Leandro Matos é sambista. Do “Berço do Samba” de São Mateus. De escola, de partitura, refinamento e comunicação. E sabe que o Samba é tudo aquilo que ele quiser. E que a gente quer que seja.
Leandro gravou seu primeiro álbum solo em 2019 intitulado CHAMADA GERAL, que inclui os singles já lançados e composições inéditas, entre elas “SARGENTO” um samba dolente em homenagem ao mestre Nelson Sargento, “MADIBA” um Jongo Jazz em homenagem ao Mandela, “O CORAÇÃO DO BRASIL” um Ijexa em homenagem aos Ameríndios… “ARAUTOS DA TIRANIA” um Sambão de protesto que conta com participação especial do rapper Rappin Hood, entre outras canções brasileiríssimas desse jovem artista de São Paulo.